quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Costa do Marfim(Maisa 5ª "C")

Costa do Marfim
A Costa do Marfim é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné.
A Costa do Marfim, ex-colónia francesa, obteve sua independência em 1960. O seu presidente-fundador foi Félix Houpbouët-Boigny até 1993. Laurent Gbagbo é actual presidente, que conta com uma forte oposição, razão pela qual o país permanece em clima de tensão, apesar do fim da guerra civil despoletada em 2002.
A Costa do Marfim conta com a presença de centenas de capacetes azuis franceses e dos países da África Ocidental no seu território, para garantir a paz e apoiar o processo de desarmamento e desmobilização das forças rebeldes e o processo de reabilitação do país.
Capital: Yamoussoukro.
Fonte:http://pt.wikipedia.orgwww.cia.gov/cia/publications/factbook
Cinema na Costa do Marfim

Roger MBala apresentou "Adanggaman", em 2000, no Festival de Veneza (Selecção Oficial).
De 1962 a 1979, a Société Ivoirienne de Cinéma, estrutura oficial criada pelo jovem estado independente vai enquadrar a produção nacional. Acumulando dificuldades no decurso dos anos 70, a estrutura acaba por desaparecer deixando terreno livre para um novo tipo de organização com base nas sociedades privadas.A Compagnie Ivoirienne de Cinéma et Audiovisuel, criada em 1993, tenta reafirmar o compromisso do Estado com o sector. O cinema marfinês, conhecido pelas suas comédias, continua o seu percurso. As sociedades privadas de cinema de produção mas também de exploração ressentem-se da desvalorização do franco CFA (bem como toda a zona franca). Desde essa data, as produções cinematográficas têm vindo a tentar adaptar-se e encontrar novos apoios para sobreviver.

Nenhum comentário: