segunda-feira, 13 de outubro de 2008

costa do marfim (diego 5"c"n.:04)







A Cultura da Costa do Marfim é etnicamente diversa. Mais de sessenta grupos étnicos indígenas são frequentemente citados, embora este número pode ser reduzido para sete núcleos de grupos étnicos por classificação em pequenas unidades, com base nas características históricas e culturais comuns. Estes podem ser reduzidos para quatro grandes regiões culturais - Atlântico Oriental (Akan), Atlântico Ocidental (principalmente kru); Voltaic e Mandé - diferenciadas em termos de ambiente, atividade econômica, linguagem, e características culturais. Na metade sul do país, Atlântico Leste e culturas do Atlântico Oeste, separadas pelo rio bandama, cada um perfaz quase um terço da população indígena. Aproximadamente um terço da população indígena vive no norte do país, incluindo povos Voltaic no nordeste e Mandé no noroeste.
A diversa cultura da Costa do Marfim, um país na costa da África Ocidental fronteira com Gana, Libéria, Mali, Burkina Faso, e Guiné, é exemplificada por uma multiplicidade de grupos étnicos, eventos e festas, música e arte.A Costa do Marfim (em francês Côte d'Ivoire) é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro.Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim.
Apesar de comumente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja chamado apenas por Côte d'Ivoire.As populações indígenas estiveram política e socialmente isoladas até épocas muito recentes. Os antecessores da população atual se instalaram na área entre os séculos XVIII e XIX. Os exploradores portugueses chegaram no século XV e iniciaram o comércio de marfim e escravos do litoral. No século XVII estabeleceram-se diferentes Estados negros, entre os quais se destacou o dos baules por suas atividades artísticas. No final do século, os franceses fundaram os entrepostos de Assini e Grand-Bassam e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais com o objetivo de estabelecer uma colônia. Em 1887 iniciou-se a penetração para o interior. A região se tornou uma colônia autônoma em 1893. Em 1899, passou a fazer parte da Federação da África Ocidental Francesa. A ocupação militar ocorreu entre 1908 e 1918, enquanto se construía a linha férrea entre o litoral e Bobo-Dioulasso, hoje pertencente a Burkina Faso.A Costa do Marfim foi colonizada pela França na época em que o imperialismo se instalou sobre a África e a Ásia. Nessa época, os europeus buscavam mercado consumidor e matéria-prima para suas fábricas e para seus produtos manufaturados. Então foi feita a "partilha da África", onde alguns países europeus ficaram com partes da África, e não consideraram a cultura já existente no continente. Por isso, muitos países africanos travam guerras civis constantemente; a Costa do Marfim é um desses países, que vive em conflito com seus vizinhos.
















diego 5º''C''


N.:04


Nenhum comentário: